Comitiva se reúne com deputados, senadores e ministérios para tratar de pautas como saúde, infraestrutura, agricultura e abastecimento de água

Uma comitiva de vereadores de Hulha Negra está em Brasília nesta semana para uma série de agendas voltadas à captação de recursos e articulação política em benefício do município e da região. Os parlamentares já contabilizam mais de R$ 1 milhão em indicações que deverão ser destinadas ao município.
Ao longo da programação, o grupo participou de reuniões com deputados federais, senadores e representantes de diversos ministérios. Entre os temas em destaque estão a securitização das dívidas de produtores rurais afetados por intempéries, a renovação da concessão da Usina de Candiota e a transição energética justa para a região da Campanha.
A comitiva também esteve na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e no Senado Federal. As pautas apresentadas incluem a captação de recursos para a implantação de uma usina de asfalto de porte médio, o fornecimento de insumos aos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA) e medidas para mitigar os efeitos das estiagens, com foco no armazenamento, tratamento e distribuição de água na zona rural.
Na área da saúde, os vereadores solicitaram recursos para hospitais da região e defenderam a criação de um projeto de lei que assegure isenção tributária automática a instituições que realizam mais de 70% de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a rede pública. Dentre as conquistas para a área da Saúde está a indicação de uma ambulância.
A comitiva esteve nos gabinetes dos senadores Hamilton Mourão e Paulo Paim, onde protocolaram pedidos de emendas parlamentares. Também visitaram a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), para tratar de obras de abastecimento de água nos sete municípios da região, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Nesta última agenda, foram discutidas a liberação de recursos para a recuperação de estradas vicinais, a regularização de assentamentos da reforma agrária e a titularização de terras.
Outras demandas levadas à capital federal envolvem a pavimentação da estrada que liga a sede de Hulha Negra a Trigolândia, a precariedade dos serviços prestados pela Equatorial Energia e o uso de novas tecnologias na manutenção de estradas afetadas por alterações no solo decorrentes de eventos climáticos extremos.
A comitiva permanece em Brasília até amanhã (09/05) empenhada em garantir recursos e políticas públicas que atendam às principais demandas de Hulha Negra.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 08/05/2025

Créditos: AsCom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Divulgação