A solenidade, proposta pelo presidente do Legislativo, Josias Vidarte, ocorreu no salão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e reuniu autoridades locais, servidores, amigos e familiares.

Em alusão aos 33 anos de emancipação político-administrativa de Hulha Negra, a Câmara de Vereadores realizou, ontem (4), uma Sessão Especial em homenagem aos servidores públicos municipais com mais de 25 anos de serviços prestados. A solenidade, proposta pelo presidente do Legislativo, Josias Vidarte, ocorreu no salão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e reuniu autoridades locais, servidores, amigos e familiares.
Ao todo, 47 servidores foram homenageados — 46 do Executivo municipal e um da Câmara, o servidor Márcio Schöder da Silva, que também conduziu a cerimônia na qualidade de diretor do Legislativo.
A mesa de autoridades foi composta, além do presidente Josias Vidarte, pelo vereador Volnei Manfron, que também é secretário da Mesa Diretora; pelo prefeito Fernando Campani; pelo vice-prefeito André Bexiga; pelo secretário de Assistência Social, Mateus de Andrade; por Giseli Nunes, representante do Sindicato dos Servidores Municipais; e por Carmem Bueno, coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Educação.
Todos os integrantes da mesa fizeram uso da palavra, destacando a dedicação dos servidores públicos ao longo das últimas décadas e reconhecendo sua importância para o desenvolvimento da cidade. O vereador Volnei Manfron, que também atua como servidor do Executivo, ressaltou o esforço da atual gestão em valorizar os quadros municipais. “É motivo de muita alegria ter uma equipe tão eficiente na prefeitura. Ainda temos muito a conquistar, mas o Executivo já deu início a esse processo de valorização. Os servidores trabalham unidos por Hulha Negra, independentemente das bandeiras políticas”, afirmou.
Em seu discurso, Josias Vidarte enfatizou o ineditismo da homenagem. “Em 33 anos de município, esta é a primeira vez que a Câmara realiza uma solenidade para reconhecer o tempo de serviço dos servidores. Cada um de vocês carrega não apenas uma trajetória profissional, mas uma profunda marca humana na vida de tantas pessoas”, disse. “Hoje, esta Casa se curva em respeito a uma geração de servidores que fizeram de seus dias uma missão: servir ao povo de Hulha Negra.”
Representando os homenageados, a professora Sandra Mielke usou a tribuna para agradecer. “É muito bom receber esse reconhecimento. Só quem vivenciou esse processo sabe o quanto o município progrediu. Hoje reencontramos colegas que estavam aqui desde o início, até mesmo antes da emancipação. Somos gratos por essa valorização”, declarou.
Os homenageados receberam placas das mãos dos vereadores Vidarte e Manfron — os únicos, entre os nove integrantes da Câmara, que compareceram à Sessão. O vereador Luis Gustavo Nunes Dias justificou ausência por compromisso particular. A ausência dos demais parlamentares causou estranhamento no público presente. No encerramento da cerimônia, Josias Vidarte lamentou o episódio e pediu desculpas em nome da Câmara.
“Não há desculpa nem justificativa, pois nenhum vereador está em viagem. Temos apenas quatro sessões presenciais por mês e seis Sessões Especiais ao longo do ano. Precisamos mudar a lei para que haja desconto no salário dos parlamentares que se ausentarem sem justificativa”, afirmou. Ele solicitou ao diretor do Legislativo que estude mecanismos para penalizar as ausências não justificadas.
A cerimônia foi encerrada com um coquetel oferecido aos presentes.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 05/04/2025

Créditos: Ascom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Joanes Araujo